quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Georgia O'Keeffe

27/08/2013 - 06h12

Exposição retoma fase de Georgia O'Keeffe


Publicidade
 

JESSE McKINLEY
DO "NEW YORK TIMES"


Alguns fãs de Georgia O'Keeffe provavelmente associam o Estado do Novo México à artista.

Afinal de contas, ela viveu por lá durante três décadas e explorou avidamente a paisagem local em sua vida e obra, colecionando pedras, ossos e louvores como uma das mais celebradas pintoras americanas.

Mas, bem antes de se incrustar no deserto, O'Keeffe passou muitos verões às margens do lago George -lago glacial nos montes Adirondack, perto da cidade de Glens Falls, no interior do Estado de Nova York.

Foi lá que ela produziu várias pinturas enquanto se hospedava na pequena propriedade da família de Alfred Stieglitz, fotógrafo, promotor das artes e seu futuro marido.

Agora, pela primeira vez, cerca de 60 dessas criações foram reunidas na exposição "Natureza Moderna: Georgia O'Keeffe e o Lago George", no pequeno museu Hyde Collection.

Desde que a exposição foi aberta, em junho, milhares de visitantes vieram a Glens Falls para ver algumas das reflexões de O'Keeffe sobre esse período.

Isso inclui uma pintura --"Lago George, Outono de 1922"--, encontrada por uma sobrinha-neta de Stieglitz e que não era vista em público desde a década de 1920.

Seus organizadores esperam que a exposição estabeleça uma conexão entre O'Keeffe e o lago George, ainda uma atração turística nos verões.

Depois que a exposição se encerrar por aqui, em meados de setembro, "Natureza Moderna" segue para o Museu Georgia O'Keeffe, em Santa Fe (Estado do Novo México), e depois para uma temporada no Museu De Young, em San Francisco.

"O'Keeffe sempre desenvolveu vínculos fortes com lugares. O lago George foi um local com o qual ela teve uma profunda relação", disse Erin Coe, curadora-chefe do Hyde Collection. Há cerca de 200 obras da artista relacionadas ao lago George --cerca de um quarto das pinturas de O'Keeffe.

Charles Guerin, diretor do Hyde Collection, também se impressionou com a pródiga produção de O'Keeffe junto ao lago George.

"A repetição sucessiva dos mesmos temas lhe deu tempo para fortalecer o senso analítico entre o abstracionismo e o realismo", disse Guerin.

Glens Falls fica a menos de 16 km da margem sul do lago George, onde a propriedade da família Stieglitz tinha jardins, pastos e um ateliê para O'Keeffe. Ela começou a visitar o local em 1918 e continuou indo até lá até 1934. Mas suas visitas não eram breves, segundo Coe.

Ela costumava chegar em abril e às vezes ficava até novembro. Embora se hospedasse com a família Stieglitz --um clã grande e eventualmente ruidoso--, ela fazia caminhadas, remava e cuidava do jardim.

"Quem dera que você pudesse ver este lugar", escreveu ela em 1923 à romancista Sherwood Anderson.

"Há algo de tão perfeito nas montanhas, no lago e nas árvores. Às vezes, quero rasgar tudo em pedaços, mas é realmente adorável."

Muitas dessas imagens foram parar nas suas pinturas.

Há também as flores, essa flora ampliada e aparentemente sensual que, sob muitos aspectos, fez a fama de O'Keeffe.

A exposição do Hyde tem exemplos notáveis: uma cana muito vermelha, de 1919, e uma série de arisemas retorcidas, cor de vinho, emprestada da Galeria Nacional e datada de 1930.

Coe e Guerin parecem satisfeitos por terem lançado alguma luz sobre como os primeiros dias de O'Keeffe junto ao lago contribuíram para sua arte posterior, inegavelmente mais árida.

"O lago George", acredita Coe, "forneceu-lhe essas ferramentas".

disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2013/08/1332402-exposicao-retoma-fase-de-georgia-okeeffe.shtml último acesso em 18/09/2013 às 21:41