quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Damien Hirst no Brasil

WHITE CUBE RECEBE PRIMEIRA INDIVIDUAL DE DAMIEN HIRST NO BRASIL

Frieze
"Rio", obra que integra a mostra de Damien Hirst na White Cube paulistana

Um dos fenômenos da arte contemporânea internacional, o britânico Damien Hirst chega em novembro para sua primeira individual no Brasil, com uma série inédita intitulada "Black Scalpel Cityscapes".

As 17 obras inéditas que compõem a mostra foram produzidas especialmente para esta ocasião. Descritas pelo artista como "retratos de cidades vivas", elas apresentam uma variada seleção de instrumentos cirúrgicos agrupados de modo a criar visões aéreas de áreas urbanas.

Nas pinturas, todas em fundo preto, Hirst agrupa bisturis, lâminas, ganchos, limalhas de ferro e alfinetes de segurança para retratar elementos urbanos naturais e artificiais, como estradas, rios e prédios. Cada obra é inspirada em cidades reais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Roma, Moscou e Nova York. Ao usar a repetição destes padrões de objetos, Hirst faz uma referência aos procedimentos conhecidos como "ataque cirúrgico", técnica usada em guerra para definir lugares que serão destruídos. Em resumo, a proposta do artista é trazer à tona a ansiedade enraizada da sociedade em relação à vigilância e à digitalização da guerra.

Hirst é um dos mais polêmicos, controversos ? e valorizados ? artistas do cenário contemporâneo. A exposição "Black Scalpel Cityscapes" ocupa a White Cube São Paulo entre 11 de novembro e 31 de janeiro de 2015, com entrada gratuita.

Com informações da White Cube, Veja SP e Estadão.

Fonte:http://www.touchofclass.com.br