Uma metamorfose que se revela diante dos olhos da artista e do público. Esse é o ponto de partida do novo trabalho de Ana Paula Oliveira, que a Galeria Millan apresenta até o dia 19 de agosto. Em Ainda que te vi, Ana Paula propõe uma instalação capaz de deslocar o corriqueiro de lugar, sugerindo um novo olhar e uma compreensão diferente em torno de borboletas vivas, que desabrocham dentro do espaço da galeria. O que passa despercebido no ambiente natural, ganha destaque no trabalho da artista, que por meio de lentes de aumento e estruturas suspensas, muda nossa percepção em cima do pequeno inseto. Do belo ao assustador, os animais evoluem de crisálidas a coloridas borboletas aos poucos, diante dos olhos de quem passa pela exposição.
Ali, instalação, esculturas, fotografias e vídeos compõem a mostra, composta basicamente por crisálidas vivas, cultivadas primeiro na região do Pantanal. Trazidas para São Paulo, o objetivo é explorar o processo de transformação de substâncias e a tensão entre elementos naturais e seus sistemas de cultivo, pesquisas recorrentes na trajetória da artista. Na instalação, fixadas acima de grandes placas de mármore suspensas por cabos de aço, as crisálidas pairam sobre os visitantes e desabrocham cada uma a seu tempo, em uma metamorfose constante e natural – em uma metáfora de como a vida deveria ser para todos.
O conjunto de esculturas expostas cria um sistema no qual tudo é controlado: da altura das pedras ao grau das lentes de aumento, que permitem uma melhor visualização dos animais, até o tempo de eclosão, na qual as crisálidas transmutam-se em belas borboletas. A tensão é latente nos deslocamentos físicos e temporais propostos pela instalação, na expectativa do ápice da metamorfose das crisálidas e nas relações que surgirão entre as borboletas metamorfoseadas voando pela galeria e os visitantes da mostra. Dentro desse ambiente artificial, os insetos renascem, livres da limitação do casulo. Uma verdadeira experiência de metamorfose, que sem dúvida, se reflete no espectador.
Disponível em http://www.bamboonet.com.br/posts/ana-paula-oliveira-destaca-o-efemero-em-instalacao-com-borboletas-vivas-na-galeria-millan
texto
brunna radaelli
brunna radaelli